exemplos de fintechs

Exemplos de fintechs: 270 Tipos, 6 benefícios e O que são

Os exemplos de fintechs estão na vanguarda dos esforços de transformação digital nos mercados emergentes.

Estes programas visam modernizar os setores bancário, fintech e outros serviços financeiros, integrando novas plataformas e tecnologias digitais.

Assim como os bancos tradicionais têm trabalhado para tornar seus sistemas mais fáceis de usar e mais rápidos nos últimos anos, a fintech também está tentando facilitar o uso de seus serviços pelos consumidores.

Enquanto alguns desses esforços visam melhorar a experiência do cliente e reduzir os erros, outros focalizam-se em atrair novos clientes e educar os já existentes sobre os benefícios de usar um provedor de serviços financeiros.

Há uma variedade de abordagens que as empresas financeiras iniciam ao integrar a fintech ao seu plano de negócios.

Neste post, listaremos alguns dos exemplos de fintechs mais inovadoras que se destacam neste espaço.


O que são as fintechs?

Os exemplos de fintechs são estão incorporando os avanços tecnológicos em seus produtos financeiros existentes.

E esse nome vem de uma combinação das palavras inglesas “financial” e “tecnologia” e é traduzido livremente como “tecnologias financeiras”.

Tais exemplos de fintechs normalmente têm o objetivo de tornar a transformação digital uma estratégia mais consistente e escalável.

É especialmente provável que esses exemplos de fintechs surjam em mercados emergentes, tais como Brasil, EUA, Ásia e Europa.

A maioria das pessoas que conhecem o setor já ouviram falar dele ou viram anúncios na televisão ou na imprensa.

No entanto, os exemplos de fintechs estão trabalhando para romper as barreiras culturais e institucionais existentes que há muito têm mantido os esforços de transformação digital em um impasse.

Nos Estados Unidos, os exemplos de fintechs como loans.com estão perturbando o modelo tradicional de financiamento com cartão de crédito com um fórum online para financiamento de grandes projetos.

No Reino Unido, os exemplos de fintechs como o MoneyGram estão oferecendo uma maneira mais fácil de enviar dinheiro do que os bancos tradicionais.

Na Europa, os exemplos de fintechs como a Lendline e a RueNot estão oferecendo uma maneira mais acessível de financiar pequenas compras.

Na Ásia, os exemplos de fintechs como Binance e OKCoin estão oferecendo uma alternativa às corretoras tradicionais em áreas como a China, onde há a necessidade de pagamentos mais rápidos e sem atritos.

Devo confiar nos exemplos de fintechs?

Há vários fatores a considerar ao avaliar a confiabilidade de uma fintech, tais como a forma como a empresa está estruturada, as pessoas envolvidas e o grau de supervisão exercida pela empresa.

Uma empresa que tem uma reputação imaculada e é altamente regulamentada pode parecer uma fonte confiável de serviços financeiros.

A fim de determinar se uma fintech tem a confiabilidade necessária, é necessário primeiro determinar a reputação da empresa.


Por que os exemplos de fintechs são importante para a transformação digital?

Uma estratégia de transformação digital mais ideal e eficaz veria bancos e prestadores de serviços financeiros trabalhando em conjunto mais estreitamente com seus clientes e o ecossistema financeiro mais amplo para integrar novas plataformas e tecnologias digitais.

Tal estratégia teria como objetivo facilitar uma maior adoção de soluções digitais pelos clientes, reduzir erros e aumentar a alfabetização financeira.

Os exemplos de fintechs estão posicionadas de forma única para causar tal impacto devido a sua combinação única de tecnologia, modelo de negócios e mix de produtos.

Existem várias razões pelas quais as fintechs tem uma presença tão forte no ambiente atual do mercado.

O fator mais importante para uma empresa de nível empresarial que procura escalar ou expandir para o espaço fintech é a capacidade de escalar economicamente para cima ou para baixo a escala de sua oferta de produtos.

Isto pode ser feito manualmente ou através de um processo automatizado.

Independentemente do processo, o resultado final é o mesmo – uma empresa que tem os recursos, o conhecimento e os dados para produzir um produto de qualidade e fornecer um serviço de alto valor a seus clientes a preços competitivos.

Veja abaixo os exemplos de fintechs no Brasil e no Mundo:

1. Nubank

O Nubank e um dos exemplos de fintechs
O Nubank e um dos exemplos de fintechs

O Nubank ainda está em processo de reposicionamento como uma empresa de serviços financeiros, e a empresa provavelmente sairá com uma variedade de produtos e serviços.

Ela foi pioneira no conceito de contas on-line e tem sido amplamente reconhecida por seu baixo custo de operação.

Enquanto isso, você pode acompanhar o aplicativo para abrir uma conta gratís e os canais de mídia social da empresa.

Enquanto outros serviços financeiros podem exigir que você abra uma conta, o serviço bancário online é completamente livre de problemas.

Você pode começar a usá-lo imediatamente e é rápido e fácil de usar. Com uma conta bancária on-line, você terá acesso a uma série de serviços financeiros.

Poderá pagar contas on-line, transferir dinheiro on-line, gastar dinheiro on-line, fazer compras on-line e muito mais.

2. Youse

Youse e um dos exemplos de fintechs de seguros

Com a Youse pode acionar seguros contratados e acompanhar o andamento dos serviços relacionados.

Obter uma cotação para o tipo de seguro escolhido, Auto, Residencial ou Vida e escolher a cobertura de que precisa.

Escolha as coberturas e a faixa de preço certas. Há muitos tipos diferentes de seguro e o certo para você dependerá de sua situação específica.

3. Geru

É uma plataforma de empréstimo online que aborda essa questão oferecendo taxas de juros mais baixas e menos complicações.

O interessado faz a simulação, insere os dados, aguarda a avaliação, recebe uma proposta com todos os detalhes, incluindo o valor exato de cada parcela a ser paga e aguarda a conclusão.

Contratos analisados ​​por instituições parceiras de financiamento.

4. Ally Financial

Ally Financial um dos exemplos de fintechs de bancos
Ally Financial um dos exemplos de fintechs de bancos

Este é um assistente virtual para aplicativo bancário móvel do Ally Bank.

O Ally Assist é habilitado para texto e voz, permitindo que os usuários façam transações bancárias simplesmente falando ou enviando mensagens para o assistente.

As tarefas do Ally Assist incluem pagamentos, depósitos, transferências e solicitações de mais informações.

O assistente aprende com você, antecipa suas necessidades e recomenda soluções.

Por exemplo, se você precisar de ajuda com um plano de pagamento, o assistente pode ajudá-lo a configurá-lo.

Se você precisar de ajuda com um depósito, o assistente pode ajudá-lo a fazer um. Se você precisar de ajuda com uma transferência, o assistente pode ajudá-lo a fazê-la.

5. Feedzai

Esta é uma empresa de software que fornece soluções abrangentes antifraude e antilavagem de dinheiro para bancos de varejo.

A Feedzai oferece aos bancos e seus clientes proteção contra fraudes multicanal contra problemas como controle de contas, fraudes em transações e verificação de novas contas.

Usando ferramentas de aprendizado de máquina e gerenciamento de risco.

Isto inclui a análise dos dados e o estabelecimento de regras de como os dados são armazenados, analisados e reportados.

O software de aprendizagem de máquinas e de gerenciamento de riscos pode automatizar estas tarefas para você.

Ele também pode ajudá-lo a acompanhar os dados e tomar decisões com base na precisão das previsões e previsões de eventos futuros.

6. Conta Azul

A Conta Azul é fácil de usar e de fácil utilização. Espera-se que os benefícios comerciais da sua utilização superem o custo da criação de uma conta.

Por uma taxa mensal, as empresas participantes podem usar o sistema para emitir faturas, gerar recibos, analisar perfis de clientes, gerar relatórios financeiros e muito mais.

Destina-se a pequenas e médias empresas.

7. PicPay


PicPay um dos exemplos de fintechs de bancos

Esta é uma aplicativo de pagamento online que nasce de uma proposta de facilitar as transferências e pagamentos.

Outra vantagem da plataforma é que, caso você tenha fundos em sua conta PicPay e queira sacar, pode fazê-lo. E aguarde 2 dias úteis para receber o pagamento.

8. PayPal

Com o PayPal, você pode pagar usando o método de sua preferência, basta adicionar seu cartão de crédito ou débito, podendo utilizar o saldo também.

Essa modalidade permite que os usuários, por exemplo, façam compras em uma loja de e-commerce e paguem usando uma conta do PayPal.

9. C6 Bank

C6 Bank um dos exemplos de fintechs de bancos
C6 Bank um dos exemplos de fintechs de bancos

Os produtos são voltados para pessoas físicas e pequenas empresas.

Um banco completo e transparente com produtos exclusivos, contas digitais, cartões de crédito e investimentos. Possui uma maquininha própria.

10. Contabilizei

A Contabilizei faz parte desses exemplos de fintechs que visão democratizar a contabilidade como plataforma tanto para constituição de empresas quanto para prestação de serviços contábeis para empresas já existentes.

Auxilia nos relatórios financeiros como faturas, guias fiscais, balanços, DREs, muito mais e pode ser contratada mensalmente.

11. GuiaBolso

É um aplicativo de suporte à gestão financeira pessoal com recursos para quem deseja rastrear gastos excedentes e definir metas de economia.

Além de funções simples como consulta de saldo, extrato de conta e extrato de cartão, o programa oferece opções para categorizar despesas.

As informações podem ser analisadas e categorizadas de acordo com o tipo de despesa. Assim, os usuários podem avaliar seus gastos e gerenciar melhor suas finanças.

12. Capital One

Capital One um dos exemplos de fintechs de bancos
Capital One um dos exemplos de fintechs de bancos e cartões

Com um assistente virtual, os usuários podem fazer perguntas, receber alertas de fraude, pagar cartões de crédito, rastrear saldos de contas, visualizar saldos disponíveis e confirmar transações, tudo dentro do aplicativo.

Comunica-se como um usuário humano (com emojis), mantendo as informações seguras e facilmente acessíveis.

Os usuários também podem fazer perguntas básicas e pesquisar informações rapidamente em tempo real sem fazer login no aplicativo móvel.

13. InAuth

O InAuth é uma plataforma de segurança que fornece soluções móveis de risco e fraude para setores como bancos, seguros e comércio eletrônico.

São exemplos de fintechs especialmente para bancos, o InAuth pode ajudar a proteger aplicativos móveis e diminuir a probabilidade de os clientes serem enganados.

A plataforma InAuth permite que os clientes se inscrevam com facilidade e segurança em vários programas bancários online.

Sua inteligência de dispositivo identifica dispositivos que tentam abrir contas ou fazer login em programas bancários, impedindo fraudes antes que danos possam ser causados.

14. Simility

A Simility é uma empresa de big data, que detecta e impedi fraudes em bancos digitais.

Um banco com foco em aplicativos implementou o Simility para evitar que as taxas de fraude aumentassem à medida que o negócio crescia e adquiria novos titulares de cartões.

A Simility permitiu ao banco prever 85% das transações fraudulentas previamente aprovadas e reduziu as verificações manuais em 70%.

Sua inteligência identifica dispositivos que tentam abrir contas ou fazer login em programas bancários, impedindo fraudes antes que danos possam ser causados.

Ele também pode monitorar a atividade através da rede e alertar os administradores se for detectada atividade que possa indicar que um hacker está tentando invadir.

Isto pode ajudar a evitar violações de dados e roubo de identidade. Além de ajudar a prevenir fraudes financeiras, a IA pode ser usada para uma variedade de outros propósitos.

Por exemplo, ela pode ser usada para monitorar e identificar sinais de estresse nos funcionários, tais como bocejo excessivo ou períodos prolongados de silêncio.

15. Aspiration

A Aspiration é uma empresa de serviços financeiros que oferece produtos e serviços bancários, de investimento e de aposentadoria com taxas mínimas ou nulas.

oferecem acesso gratuito a caixas eletrônicos, reembolsos por fraude e uma baixa taxa de juros de 1% em todos os saldos dos usuários.

E permite que os usuários “paguem um preço justo”. Isso significa que o cliente escolhe o valor exato, mesmo que o valor a pagar seja $0.

Também doa 10% dessas taxas selecionadas para instituições de caridade.

16. Chime

Chime um dos exemplos de fintechs de bancos digitais

É um banco totalmente digital. O banco oferece contas simples de gastos e poupança com um cartão de débito Visa gerenciado por meio de um aplicativo móvel.

O banco não tem agências e não tem taxas. Você pode abrir uma conta em qualquer ponto do mundo. O banco trabalha com uma grande variedade de carteiras digitais.

O aplicativo também fornece acesso antecipado à folha de pagamento, notificações de saldo diário e notificações de transações em tempo real.

17. Creditas

Plataforma de crédito online para pessoas físicas. Como fintech, podemos repassar taxas de juros mais baixas para nossos clientes.

Porque sua tecnologia ajuda a otimizar processos, reduzir custos operacionais e evitar fraudes.

Os clientes se beneficiam de melhores condições e prazos de pagamento mais longos, podendo usar imóveis e veículos como garantia.

18. Mercado Pago

Esta é uma agência do Mercado Livre e funciona como um aplicativo de carteira digital para pessoas físicas fazerem pagamentos online.

O Usuário poderá efetuar pagamentos à vista ou parcelados no Site ou App utilizando boleto bancário ou cartão de crédito ou débito de uma conta corrente.

19. Magnetis

A Magnetis é pioneira no desenvolvimento de robôs de investimento especializados para clientes brasileiros, é um dos poucos exemplos de fintechs desse genero.

A Fintech cria carteiras de investimento à medida dos perfis e objetivos dos clientes através de uma plataforma online equipada com tecnologia e uma equipe dedicada.

20. PagSeguro

É um dos meios de pagamento mais populares do Brasil. A principal razão é que ele suporta vendas online e offline.

Milhares de empresas usam o pagseguro como solução de pagamento todos os dias, incluindo marketplaces, e-commerce, lojas físicas e até blogs.

A plataforma possui uma ampla gama de recursos, com ênfase na segurança das transações.

21. Banco Pan

O Banco Pan está intensificando seus esforços para se tornar um banco totalmente digital.

Após a configuração, uma conta digital completa pode ser aberta sem taxas e todo o procedimento é totalmente online.

E tambem, possui outros produtos, como cartões de crédito sem anuidade, empréstimos para veículos e até oportunidades de investimento.

22. Varo Bank

Varo Bank exemplos de fintechs de bancos digitais
Varo Bank exemplos de fintechs de bancos digitais

Com possui 55.000 caixas eletrônicos. É um banco completo com serviços que vão desde contas de poupança e poupança até previsão de fluxo de caixa e ferramentas de orçamento in-app.

Tem um sistema bancário transparente sem taxas de serviço mensais, sem transações internacionais.

23. Melhor Câmbio

Ajuda as pessoas a encontrar casas de câmbio com as melhores ofertas e pagar o menor valor possível.

O site oferece cotações online de dólares, euros e libras.

Você também pode cotar commodities como ouro, café e petróleo, além de indicadores econômicos como preços Selic e IPCA.

24. Remessa Online

Plataforma online 100% independente a facilitar as transferências internacionais de dinheiro, com pouca burocracia e muito mais barata que os bancos.

Este serviço é prestado pela BeeTech, a primeira fintech brasileira a aderir à Ripple.

25. EBANX

É uma empresa que fornece métodos de pagamento locais para sites internacionais e nacionais desde 2012.

Seguindo esses exemplos de fintechs de finanças. A EBANX é uma das melhores tecnologias para pagamentos internacionais.

A plataforma combina segurança e alta escalabilidade para permitir que empresas globais cresçam no universo digital.

Os 250 exemplos de fintechs vencedoras destaques de 2021

exemplos de fintechs
Fonte: cbinsights Exemplos de fintechs de 2021

Segundo o site CB insights, obtiveram aportes de financiamentos em 2021 um total de 73,8 Bilhões de dólares.

São exemplos de fintechs em vários estágios de desenvolvimento de investimentos, desde de estágio inicial até unicórnios bem financiados.

Os 6 benefícios desses exemplos de fintechs:


1. Redução dos custos e melhoria do atendimento ao cliente

A saúde dos serviços financeiros está intimamente relacionada com o nível de atendimento ao cliente oferecido.

Quando os clientes recebem um excelente serviço ao cliente, é mais provável que escolham novamente um fornecedor de produtos financeiros e que melhorem sua experiência de compra.

Os exemplos de fintechs estão possibilitando a criação de soluções de transformação digital que trazem esse nível de satisfação do cliente.


2. Incentivar a inovação e a resolução de problemas

Os exemplos de fintechs estão na vanguarda da inovação tecnológica.

Eles estão seguindo os passos de gigantes tecnológicos como Google, Facebook e Twitter, promovendo e reforçando a inovação através de programas de inovação competitiva.

Este tipo de sucesso gera investidores e empreendedores, estimulando novos negócios e idéias.


3. Prestar serviços que são mais fáceis de usar

Um dos benefícios de trabalhar com uma empresa em fase inicial é que a maioria das empresas pode começar de uma posição muito mais fácil do que seria possível se elas estivessem comprometidas com um modelo tradicional.

Uma vez que a maioria das empresas estão agora trabalhando como os exemplos de fintechs, elas são muitas vezes mais adaptáveis às mudanças.

Portanto, são mais propensas a oferecer produtos e serviços que funcionam melhor com os novos produtos digitais que estão sendo oferecidos.

Isto geralmente significa que os clientes poderão escolher entre vários métodos de pagamento e provedores de pagamento.


4. Fornecendo informações sobre uma gama de produtos e serviços

Outro benefício de trabalhar com exemplos de fintechs é que o cliente podem escolher quais serviços querem escolher.

Isto é particularmente importante para aquelas empresas que fornecem produtos financeiros.

A capacidade de escolher entre vários modelos de pagamento, e de escolher o modelo certo para suas necessidades específicas, é uma enorme vantagem para empresas muito grandes como os bancos.


5. Desenvolver tecnologia para monitorar o uso e fornecer estatísticas

Finalmente, há a questão da tecnologia. Costumava ser que as instituições financeiras precisavam saber sobre todos os seus clientes.

Agora, a maioria dos prestadores de serviços financeiros está trabalhando com tecnologia para ajudá-los a determinar o uso e fornecer estatísticas sobre a experiência do cliente.

Costumava ser que os clientes tinham que ligar para seus bancos para falar com um representante.

Atualmente, se eles quiserem falar com um representante do cliente, podem fazê-lo on-line.

Este tipo de tecnologia dá aos sistemas financeiros uma visão sobre quais comportamentos e usos de produtos financeiros são mais comuns e pode então fornecer notificações para incentivar tal comportamento.


6. Estabelecer processos automatizados para websites, aplicativos e plataformas

Finalmente, há a interconectividade dos processos e conteúdos comerciais.

A automação desses processos aumenta a eficiência e aumenta a transparência tanto para os sistemas financeiros quanto para o fornecedor de serviços financeiros.

Isto ajuda a mitigar quaisquer problemas de vendas cruzadas que possam surgir, e também pode levar a melhores experiências de produtos e clientes.


Conclusão

Para muitas pessoas, o conceito de um prestador de serviços financeiros é estrangeiro.

Muitas vezes eles estão extremamente satisfeitos com os serviços que recebem de seus bancos ou instituições financeiras, e desconhecem os benefícios que podem ser obtidos com o uso de diferentes tipos de produtos financeiros.

O conceito de uma estratégia de transformação digital também não é novo.

Na última década, houve uma mudança dramática na forma como os serviços financeiros são prestados.

Como os exemplos de fintechs estão posicionadas de forma única para causar tal impacto devido a sua combinação única de tecnologia, modelo de negócios e mix de produtos.

Prestadores de serviços financeiros agora trabalham com estratégias de transformação digital, os clientes podem esperar uma prestação de serviços mais consistente, escalonável e eficaz.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *