Idosos que nunca contribuiu com o INSS

Benefício assistencial para Idosos que nunca contribuíram com o INSS

O Dia Nacional do Idoso é comemorado dia 1° de outubro. Nesta data, é importante lembrar que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece um benefício assistencial para idosos que nunca contribuíram com o INSS.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício previdenciário pago a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que não possuem condições de prover o próprio sustento.

Para solicitar o BPC, o idoso ou a pessoa com deficiência deve ter renda familiar per capita de até 1/4 do salário mínimo, que é de R$ 1.212, em 2023.

O primeiro passo para solicitar o BPC é fazer o cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O cadastro pode ser feito em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou pelo site do Governo Federal.

Após fazer o cadastro no CadÚnico, o idoso ou a pessoa com deficiência deve solicitar o BPC pelo site ou aplicativo Meu INSS. Também é possível fazer o pedido pelo telefone 135.

Resumo

Para solicitar o BPC, o idoso ou a pessoa com deficiência deve:

  • Ter renda familiar per capita de até 1/4 do salário mínimo;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Ter idade igual ou superior a 65 anos (idosos) ou deficiência (pessoas com deficiência).

O primeiro passo para solicitar o BPC é fazer o cadastro no CadÚnico. O cadastro pode ser feito em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou pelo site do Governo Federal.

Após fazer o cadastro no CadÚnico, o idoso ou a pessoa com deficiência deve solicitar o BPC pelo site ou aplicativo Meu INSS. Também é possível fazer o pedido pelo telefone 135.

Leia também: Aposentadoria no INSS: Conheça as 17 Doenças que Garantem Esse Benefício

Conclusão:

O BPC é um benefício importante para garantir a proteção social aos idosos que nunca contribuíram com o INSS.

Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social – INSS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *