Starship O Maior Foguete Ja Construido

Starship: O Maior Foguete Já Construído

A Starship é o maior foguete já construído e seu segundo teste orbital foi um grande sucesso. Esse voo foi repleto de conquistas que exploraremos neste vídeo. Diferente do voo anterior, este teve muitas modificações para garantir o lançamento suave e seguro. Essas alterações valeram a pena, pois este voo superou o anterior em muitos aspectos.

O Aprimoramento do Estágio Zero

Um dos fatores chave que possibilitou a SpaceX alcançar esse sucesso com a Starship foi o aprimoramento do estágio zero, especialmente o sistema de água. Investido após o voo, Musk disse que o Lpad estava em ótimas condições. A eficácia do novo sistema foi a primeira vitória da SpaceX no voo.

Como as atualizações no estágio zero impactaram o recente teste de voo e por que isso surpreendeu a indústria aeroespacial?

O lançamento da Starship foi um evento emocionante. A empolgação era palpável mesmo antes do voo, com as pessoas aguardando ansiosamente por esse momento histórico. Poucos inspiram emoções tão intensas. Até a própria mãe de Elon Musk capturou perfeitamente o clima em um tweet: “Assistir ao lançamento da Starship é como assistir um show de rock”.

O momento pelo qual todos esperavam começou às 7:03 horário local do Texas. A Starship acionou seus 33 motores e decolou da plataforma Maczilla para voar aos céus. Em seguida, testemunhamos outra cena incrível do processo de separação graças ao novo mecanismo Hot Stage. Os dois estágios foram separados suavemente um do outro.

Infelizmente, o Booster Super Heavy explodiu alguns minutos depois e a Starship também perdeu o sinal e provavelmente explodiu. O voo durou mais de 8 minutos e atingiu uma altitude máxima de 148 km. Embora o voo não tenha atingido todos os seus objetivos, devemos mais uma vez parabenizar a SpaceX por seus esforços.

O Sucesso do Estágio Zero

Ao olhar para os números como o tempo de voo e a altitude máxima mencionados aqui, podemos confirmar que este voo foi muito melhor que o primeiro. Não podemos ignorar as contribuições do estágio zero. Com a inclusão do sistema de inundação, este sistema ajudou o voo recente a ter um excelente início.

Essa é uma das mudanças mais importantes e proeminentes que a SpaceX fez em muitos meses. A julgar pelas imagens postadas após o voo, parece que a plataforma de lançamento realmente não teve nenhum problema. A infraestrutura estava intacta e as unidades de transmissão ao vivo perto da Starbase também confirmaram que as câmeras estavam bem. Dessa vez, não foram atingidas por detritos.

Quase duas horas após o voo, a FAA também postou um aviso confirmando que não foram relatados ferimentos ou danos a propriedades privadas. Esses exemplos são evidências extremamente convincentes para provar a eficácia do estágio zero, bem como o sistema de água. Sua estreia foi impressionante, criando uma melhoria significativa para o segundo voo em comparação com o primeiro.

O Sistema de Água

Podemos dizer que o sistema de lançamento recebeu muita atenção e expectativa tanto da SpaceX quanto dos órgãos governamentais. O aprimoramento do estágio zero é um dos requisitos mais importantes que a FAA solicitou que a SpaceX concluísse após o voo de Abril. Antes do voo recente, outra agência, a FWS, também estava de olho no sistema de água, pois este estava entre suas maiores preocupações.

Essas preocupações são extremamente compreensíveis, especialmente quando olhamos para os danos que ocorreram durante o primeiro teste orbital em 20 de Abril. Na época, após a ativação dos motores, uma enorme quantidade de energia foi direcionada para baixo na estrutura de concreto. Após as faíscas, uma espécie de camada de fumaça e poeira se elevou ao redor da área de lançamento.

Assim que a poeira se dissipou, vimos uma cena incrível. Uma cratera havia aparecido logo abaixo da plataforma e destroços de concreto se espalharam por toda a parte, causando muitos danos ao redor. Os danos do primeiro voo na infraestrutura são evidentes, com destaque para uma amassada em um dos tanques de armazenamento de combustível.

O lançamento do foguete causou uma destruição devastadora, mas não totalmente inesperada. Os motores Raptor 2 da SpaceX são incrivelmente poderosos, gerando cada um até 230 toneladas de empuxo. Os blocos de concreto no launchpad não eram páreo para a força combinada de 33 desses motores, totalizando mais de 7 milhões de toneladas de empuxo.

Após o primeiro teste, a SpaceX implementou mais de 1000 modificações para abordar os problemas que surgiram durante essa missão. Foi nesse momento que tivemos a primeira visão do chuveirão inverso. Esse sistema consiste em sete placas de aço resfriadas à água com pequenos orifícios em sua superfície.

Essas placas foram instaladas sob a plataforma de lançamento, onde um grande buraco havia se formado anteriormente. As placas de aço estão conectadas a tanques de água por uma rede de tubulações.

Quando o veículo está pronto para o lançamento, a água flui dos tanques para as placas e é pulverizada para cima pelos orifícios, criando uma névoa de resfriamento. Isso ajuda a dissipar o calor e a pressão gerados pelos 33 motores Raptor enquanto o veículo ainda está no launchpad.

O uso de placas de aço em vez de concreto também aumenta a proteção do sistema de lançamento, pois o aço é mais durável e resistente. Após a instalação bem-sucedida, o sistema foi testado várias vezes e demonstrou sua eficácia. Demonstrar essa capacidade em um voo oficial é a evidência mais convincente e realmente não decepcionou.

A água foi pulverizada antes e durante a ativação dos motores e percebemos que a camada de fumaça expelida parecia menos opaca em comparação com o voo anterior, indicando que a placa de aço estava funcionando muito bem.

Não precisamos esperar por confirmações oficiais. Os aplausos e gritos quando o sistema funcionou foram provavelmente um sinal de que ele havia concluído com sucesso a sua missão. Vale ressaltar que essas melhorias foram implementadas em apenas alguns meses, tempo suficiente para SpaceX resolver os problemas do voo anterior e surpreender com essas novas capacidades.

Enquanto o sistema de água funcionou muito bem, há um pequeno problema acima da torre de lançamento. Uma foto capturou a imagem do que podemos chamar de desconector rápido da nave sendo ligeiramente deslocado.

A causa específica desse incidente ainda é desconhecida, mas provavelmente resultou em fortes vibrações causadas pelo foguete durante o lançamento. Porém, isso não afetou o voo, então talvez seja necessário apenas algumas pequenas alterações para evitar esse problema no futuro.

Conclusão

As conquistas do lançamento foram principalmente um ótimo funcionamento de todos os 33 motores e a eficácia do sistema de separação, o Hot Stage. Mas nada disso teria sido possível sem o excelente início proporcionado pelo estágio zero.

A explosão do Super Heavy e a perda de conexão com a Starship são os principais desafios que a SpaceX enfrenta a partir do segundo teste orbital. Esses não são problemas fáceis de resolver e exigirão muito tempo e esforço de Musk e sua equipe.

Por outro lado, eles também podem contar com o sucesso do estágio zero, que inclui o impressionante sistema de dilúvio de água. Esse sistema pode ajudá-los a economizar tempo e recursos para os próximos testes de voo e seu objetivo final é alcançar o lançamento e pouso bem-sucedidos.

Devemos continuar apoiando a SpaceX em seus empreendimentos ambiciosos. Como disse Jim Free da NASA após o voo, cada teste representa um passo mais perto de colocar a primeira mulher na lua com o sistema de pouso humano Artemis 3 da Starship.

Estamos ansiosos para ver o que pode ser aprendido com esse teste que nos aproxima um pouco mais do próximo objetivo. Esperamos que a SpaceX supere essas dificuldades e torne seus próximos voos um sucesso completo.

E por último, hoje pela manhã, o Falcon 9 lançou mais 22 satélites Starlink em órbita baixa da Terra. O lançamento foi do Complexo Espacial 4 na Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, e o pouso aconteceu na balsa Of Course I Still Love You. Este foi o 15º voo do primeiro estágio, que anteriormente lançou outras 10 missões Starlink e mais quatro missões para terceiros.

Ainda não temos nenhum benefício para membros, então é só se você quiser e puder ajudar. Sua inscrição e like já nos ajuda demais. E assim encerramos o vídeo de hoje. Deixe nos comentários sua opinião sobre esse histórico lançamento. Não se esqueça de curtir e se inscrever no canal. Obrigado por assistir e até o próximo vídeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *